edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Professores da UFPA decidem não retornar às atividades presenciais neste ano

Os professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram que não irão retornar às atividades presenciais até o final deste ano, enquanto perdurar a pandemia da covid-19. A decisão foi tomada em assembleia geral virtual da Associação de Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa), realizada na tarde da última quinta-feira, 16. Os docentes também se posicionaram contra o ensino remoto e defenderam o cancelamento do segundo período letivo de 2020.

As posições definidas na Assembleia serão defendidas pela entidade no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e na Comissão da Universidade que analisa o trabalho remoto e o retorno das atividades acadêmicas.

A discussão na Assembleia foi longa e durou mais de cinco horas, quando os professores reafirmaram a defesa da vida e manifestaram a preocupação com as condições de trabalho, de ensino e de saúde dos docentes e da comunidade universitária no período da pandemia. Na avaliação da categoria, não há segurança para o retorno das atividades presenciais na UFPA ainda neste ano. Uma comissão foi formada para monitorar e analisar as condições de trabalho docente na Universidade.

Na Assembleia, os professores também analisaram a conjuntura brasileira e aprovaram, por unanimidade, o engajamento na Campanha Fora Bolsonaro e Mourão, defendendo a saída imediata do atual Presidente da República. “O cenário não é dos melhores para nós, por conta dessa pandemia, da crise sanitária e ambiental, e da agenda de medidas neoliberais que aprofundam os ataques aos trabalhadores, o que deverá gerar mais tensionamento e cerceamento das liberdades. É um cenário de polarização aguda, que tende a uma maior instabilidade, em que precisamos estar articulados e mobilizados para defender nossos direitos”, apontou o diretor-geral da ADUFPA, Gilberto Marques.

Assessoria da UFPA

De acordo com a assessoria de comunicação da UFPA, o calendário acadêmico da universidade segue suspenso, e uma comissão analisa continuamente a pandemia e as condições de retorno às aulas. A assessoria informou que o tema ainda será debatido pelo Conselho Superior da universidade e reforçou que, no momento, não há decisão. Ainda de acordo com a ascom da UFPA, a instituição avisará assim que qualquer decisão for tomada.

Informações da Adufpa