edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Projeto de título de cidadão do Pará a Milton Hatoum

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N°______/2013 – ALEPA

Concede o título honorífico de CIDADÃO DO PARÁ ao senhor MILTON HATOUM e dá outras providências.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e sua Mesa Diretora promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1° Fica concedido ao senhor MILTON HATOUM, o Título Honorífico de CIDADÃO DO PARÁ, pela sua relevante contribuição ao estado do Pará.
Art. 2° A honraria será outorgada em Sessão Especial com data e local oportunamente designada pela Mesa Diretora deste Poder Legislativo.

Art. 3° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Cabanagem/ALEPA, 10 de dezembro de 2013.

EDMILSON RODRIGUES
Deputado Estadual do Pará – PSOL

JUSTIFICATIVA

Milton Hatoum é amazonense. Nasceu em 19 de agosto de 1952. É considerado um dos maiores escritores vivos do Brasil.

Depois dos estudos secundários concluídos em Manaus, Hatoum mudou-se para São Paulo. Três anos depois, ingressou na Universidade de São Paulo – USP, cursando arquitetura e urbanismo. Em 1980 mudou-se para a Espanha como bolsista do instituto Iberoamericano de Cooperación. Nesta década, viveu em Madri e Barcelona. Logo depois, mudou-se para a França, onde cursou pós-graduação na Universidade de Paris III.

Descendente de libaneses, Hatoum ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Órfãos do Eldorado e Cinzas do Norte, esse último vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os três primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países.

Hatoum relata em algumas de suas obras lares desestruturados com uma leve tendência política. Em suas duas últimas obras, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, Milton Hatoum faz crítica ao regime militar brasileiro.

Expondo com intimidade a linguagem da Amazônia, Hatoum se consagra como um intelectual que consegue afirmar suas raízes e fazer delas um firmamento para ambientação. Ele próprio, em viagem recente para Belém a fim de participar do XIX Fórum Paraense de Letras, afirmou: “O maior desafio é transformar a vida em linguagem literária. A imaginação tem um poder transformador, pois é o laço que une experiência e palavra escrita”.

Pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na Amazônia e, especialmente, ao Pará, considero o senhor Milton Hatoum, uma personalidade que merece receber o Título Honorifico de “Cidadão do Pará”.

Palácio Cabanagem/ALEPA, 10 de dezembro de 2013.

EDMILSON RODRIGUES
Deputado Estadual do Pará – PSOL