edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Secretários de Educação e estudantes pedem adiamento do Enem 2020

Após a divulgação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ontem, 31 de março, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) emitiu nota criticando o calendário em consequência da paralisação das aulas escolares.

Estudantes de todo o país estão sem aulas presenciais, desde o fim de março, em consequência da pandemia do coronavírus (Covid-19). Com isso, o conselho teme que a desigualdade entre os estudantes para o ingresso na universidade aumente, já que nem todos possuem recursos para manter os estudos durante o período de paralisação.

Confira parte da nota do Consed:

“O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo o território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento de pandemia do COVID-19.”

Estudantes

A UNE (União Nacional do Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pedem ao MEC (Ministério da Educação) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a principal porta de entrada para as universidades brasileiras.

Em nota, diante da suspensão de atividades de escolas e cursinhos, a UNE afirma que “é absurdo pensar que os estudantes estão em igualdade de condições nessa situação, e que atividades a distância poderiam solucionar o problema da suspensão das aulas. Muitos desses jovens sequer têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo que tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem fica fortemente em defasagem em relação às atividades presenciais.”

Foto: Arquivo / Agência Brasil