edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Solidariedade aos funcionários da Cosanpa em greve

Os cerca de 1400 empregados da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) amanheceram de braços cruzados. A greve por tempo indeterminado foi deflagrada como último recurso diante do impasse na negociação com a diretoria da companhia e tem como principal bandeira a concessão de 12% de reajuste salarial, índice das perdas inflacionárias do período segundo cálculo do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará – IDESP.

Os sindicalistas denunciam o sucateamento da Cosanpa e a falta de sensibilidade da diretoria, que teria reajustado, em 2011, seus próprios salários em 73,3% e o jeton por participação no Conselho em 173,94%, em aberta ciontradição com o discurso de que a empresa seria deficitária. Aliás, os grevistas denunciam o uso político da Cosanpa através da existência de 130 comissionados, que percebem remuneração bem acima da média paga aos empregados de carreira.

Além do reajuste salarial na data-base, os empregados reivindicam melhorias no valor de benefícios como ticket alimentação e auxílio educação. A diretoria da Cosanpa admite apenas repor a inflação de 7,1% calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Não é possível admitir que a Cosanpa continue sendo tratada com tamanho descaso. Saneamento é vida, água é vida, e preciso ser prioridade efetiva do governo do Estado. Não haverá Cosanpa forte sem a valorização de seus empregados.

Diante do exposto, nos termos regimentais, REQUEIRO que este poder expresse irrestrita solidariedade aos empregados da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que a partir de hoje, 04, decretaram greve por tempo indeterminado para conseguir melhores condições de trabalho, com prioridade para a reposição salarial de 12%, correspondente á inflação do período calculada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará – IDESP.

Que da decisão do plenário seja dado imediato conhecimento ao Sindicato dos Urbanitários do Pará (STIUPA), Federação Nacional dos Urbanitários, diretoria da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Ministério Público do Estado do Pará (MPE), e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA).

Palácio Cabanagem, 04 de junho de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL