edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Comissão da Verdade do Pará | Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça

Os deputados estaduais do Pará aprovaram, nesta quarta-feira, 19, aprovaram o projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que cria a Comissão da Verdade do Estado Pará. O deputado Edmilson Rodrigues (Psol), autor do primeiro projeto sobre o tema, votou a favor da proposta.

“As sequelas da Ditadura não são apenas materiais, mas de uma cultura autoritária que permanece”, destacou Edmilson na tribuna ao defender a aprovação do projeto. “21 anos de autoritarismo no país vilipendiaram a autoridade do povo brasileiro. O Brasil avança rumo à dignidade, precisamos revelar o que aconteceu nos
Anos de Chumbo”.

Vários representantes do movimento social acompanharam a votação, entre eles, Paulo Fonteles Filho, do Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, entidade que terá assento na Comissão Estadual. Edmilson agradeceu a contribuição de Fonteles para a elaboração do projeto idêntico de iniciativa do deputado do Psol.

Na época, parecer das comissões apontou que a criação da Comissão da Verdade Estadual teria que ser de iniciativa do Executivo. O projeto de Edmilson recebeu parecer contrário.

Mesmo sob pressão social, o governo do Estado resistiu em enviar o projeto à Assembleia até que o deputado Carlos Bordalo (PT) apresentou o projeto que visava criar a Comissão da Verdade do Legislativo. Diante desse novo cenário, o governo apresentou o projeto para inviabilizar o projeto da Alepa.