edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Convocação imediata dos concursados da Secretaria de Estado da Fazenda

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Recentemente foi publicado em jornal de grande circulação no Estado do Pará, matéria informando que o Governo do Estado suspendeu a nomeação dos auditores e fiscais aprovados no concurso público realizado em outubro de 2013 pela Secretaria da Fazenda.

A justificativa para suspensão das nomeações, previstas para acontecerem em junho do corrente, seria o impacto que isso causaria na folha de pagamento de pessoal, já que extrapolaria os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. A orientação de suspenção das nomeações teria partido da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Contudo, há que se observar que a suspensão das nomeações de mais de 150 (cento e cinquenta) aprovados em concurso público para ocupar cargos na Secretaria da Fazenda acaba criando uma equação de difícil compreensão, pois estes mesmos concursados, depois de nomeados, atuariam diretamente na administração tributária e aduaneira (funções essenciais ao funcionamento do Estado), com perspectivas de aumentos significativos das receitas. Sem a nomeação dificilmente se conseguirá aumentar a arrecadação.

Frise-se que a nomeação dos concursados também resolveria outro desconforto, o desvio de função que hoje impera no Fisco Estadual já que servidores de outras áreas da Secretaria da Fazenda, principalmente no interior, estariam sendo deslocados para cumprirem o papel de fiscalização, o que fere a Constituição Federal e ainda coloca sob possibilidade de nulidade os atos praticados pelos servidores em desvio de função.

Observe-se que o último concurso realizado pela Secretaria da Fazenda aconteceu há mais de 11 (onze) anos e que de lá pra cá mudou não somente a realidade econômica do Estado, como também aumentaram as necessidades da população por políticas públicas mais eficazes, ensejando a reestruturação da máquina administrativa para atender as demandas reprimidas, fato que requer dinheiro e a recomposição imediata do quadro de funcionários já que muitos se aposentaram ou trocaram de função ao longo desses anos.

Em razão do exposto e, nos termos regimentais, REQUEIRO que o governo do Estado e a Secretaria de Estado da Fazenda se sensibilizem e apresentem um planejamento para nomeação imediata dos concursados.
Que o inteiro teor deste requerimento seja levado ao conhecimento do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (SINDIFISCO), Secretaria de Fazenda (SEFA), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), Ministério Público Estadual (MPE) e Secretaria de Estado de Administração (SEAD).

Palácio Cabanagem, 04 de junho de 2014.

Edmilson Brito Rodrigues
Líder do PSOL