edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson cobra reconhecimento da importância da UEPA

 

As vaias de estudantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA) ao governador Simão Jatene, durante aula magna da instituição, nas última segunda-feira, 17, não passaram despercebidas na Assembleia Legislativa do Pará, no dia seguinte. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) enalteceu o direito de manifestação garantido pela Constituição Federal, durante a sessão ordinária: “A vaia faz parte da democracia.” O protesto cobrou investimentos na instituição, que enfrenta condições precárias para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão na capital e no interior do estado.

 
Edmilson, que nesse dia apresentou requerimento para que a Alepa promova sessão especial em homenagem aos 21 anos de fundação da UEPA, destacou na tribuna que a universidade é estratégica para o desenvolvimento do estado e, por isso, precisa ser valorizada. “A educação tem que ser o centro das atenções”, defendeu. Ele citou que países como Cuba, Bolívia e Venezuela já conseguiram superar o analfabetismo, recebendo da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de Territórios Livres do Analfabetismo. “A UEPA é mais do que um centro de educação, é um núcleo de produção do desenvolvimento científico e cultural em favor do Pará.”
 
O aniversário da UEPA transcorre no dia 18 de maio. O requerimento da sessão especial ainda será votado pelos demais deputados e, em seguida, terá a data marcada para ser realizada. “Fruto de uma árdua luta da sociedade paraense, a Uepa possui hoje inquestionável potencial para ser um dos eixos estratégicos na construção de um verdadeiro projeto de desenvolvimento para nosso povo”, cita trecho do documento.