edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson participa da cerimônia de 30 anos do Sintepp

Professor e fundador do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (Sintepp), o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) reafirmou a necessidade da luta por uma educação pública e de qualidade. A defesa foi feita durante a cerimônia comemorativa aos 30 anos do Sintepp, que foi realizada no último sábado, 14, na sede do Paysandu, na avenida Nazaré. “Nossa luta precisa ser cada vez mais forte no sentido da defesa da educação pública e de qualidade, pois não podemos aceitar a privatização da educação e esta sendo tratada como uma mercadoria, e não como um direito”, destacou.

Durante a sua fala, Edmilson lembrou a história de luta dos professores no Pará, antes mesmo do Sintepp ser fundado. A primeira organização dos trabalhadores na educação se deu com a constituição da Associação dos Professores do Estado do Pará (Apepa), em pleno regime militar e que sofreu fortes pressões. Mas, a força e a mobilização da categoria durante os anos de chumbo permaneceram firmes e cerca de quatro anos depois, já em 1983, foi criado o Sintepp, que foi o responsável pela organização de várias greves e de muitas conquistas para os professores. “Os professores da educação infantil recebiam um terço do salário mínimo como remuneração. E através de nossas lutas passaram a receber salário digno”, lembrou o Edmilson, ao destacar uma das muitas conquistas da categoria.

O deputado ressaltou também a importância da luta conjunta com a comunidade. Nas primeiras décadas, Edmilson lembra que a categoria estava unida também na luta pela moradia em Belém e teve um aliado importante: a Comissão dos Bairros de Belém (CBB). A entidade esteve junta em vários combates e enfrentamentos na luta por dignidade aos profissionais da Educação e moradores da capital. Hoje, Edmilson destaca que o Sintepp cresceu, descentralizou sua gestão e está presente em todos os municípios do Estado, o que faz dele, se não o maior, um dos maiores sindicatos de trabalhadores do Pará e da região Norte. O paramentar também lembrou de outros parceiros de luta importantes, como o Partido Comunista do Brasil (PC do B), MR-8 e a igreja católica, através de padres adeptos da teologia da libertação.

Após destacar vários momentos da história de luta e conquistas do Sintepp, de onde ele é fundador e parceiro de luta até os dias atuais, Edmilson comparou a importância da resistência dos professores e da defesa da educação pública e de qualidade. “Precisamos nos manter unidos para lutar contra a privatização da educação porque o capitalismo é perverso e tenta promover o embotamento da consciência das pessoas. Mas nós não podemos permitir que a educação seja tratada como uma mercadoria porque esse é um direito do povo e é por ele que nós devemos lutar, pois a barbárie é o hoje e o futuro é socialista. Viva a luta dos trabalhadores na Educação!”, concluiu Edmilson, bastante aplaudido pelo público que lotou a sede social do Paysandu.