edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Ministro da Saúde afirma a Edmilson Rodrigues que vai liberar emenda para reforma do Hospital Mário Pinotti

O ministro da saúde, Arthur Chioro, confirmou nesta terça-feira (25/8) liberação de emendas parlamentares para reforma do hospital Mário Pinotti. A resposta veio a partir de questionamento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) durante audiência na Comissão Mista de Orçamento, na Câmara Federal. Antes mesmo do incêndio, Edmilson havia destinado R$3 milhões para melhorias deste pronto-socorro.

“Uma das minhas emendas coincidiu com incêndio do hospital, o principal de emergência e urgência. Há possibilidade de viabiliza-la? O caso é de calamidade pública. Os outros dois hospitais de emergência são insuficientes para atender a demanda deste que é o principal para atender o estado inteiro em casos de alta complexidade. Faço este apelo”.

Em resposta, o ministro confirmou a liberação. Na reunião ele apresentou as limitações do ministério diante dos contingenciamentos financeiros, mas a liberação será viabilizada apesar deste contexto.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

“Já me reuni com secretários municipais, estadual, prefeitos e governador por conta da questão do incêndio. Prometemos liberar recursos em caráter emergencial utilizando as emendas parlamentares. Porque não temos mais recursos no nosso orçamento de investimento para programas. As emendas impositivas basicamente tomam todo espaço orçamentário de investimento do Ministério da Saúde. Vamos utilizar sua emenda, deputado, não só para reestruturar o hospital que sofreu incêndio, mas o sistema de urgência de Belém que tem forte comprometimento para região metropolitana”, respondeu a Edmilson.

De acordo com cronograma da Presidência da República, a partir do próximo dia 28, a prefeitura já pode indicar com que será gasto o dinheiro desta emenda.