edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Queimadas crescem 70% e acendem alerta internacional

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de queimadas cresceu 70% em relação a 2018. Já foram registrados 66,9 mil pontos, sendo a Amazônia a mais afetada, com 51,9% dos casos, seguida pelo Cerrado, com 30,7%. Esse é o maior número desde 2013. Mato Grosso e Pará são os Estados com maior foco no país. A queimada é o primeiro passo para limpar a área, que depois, se transforma em pastagem para bovinos.

Sanções econômicas ao Brasil começam a ser sugeridas por outros países. Dois dos principais veículos alemães, a revista Der Spiegel e o jornal semanal Die Zeit, publicam que “É hora de sanções contra o Brasil”, no título da primeira.

“A Europa não deve ficar de braços cruzados enquanto um preconceituoso cético da ciência, movido pelo ódio, sacrifica vastas áreas de floresta para pecuaristas e plantações de soja”, diz a revista.

O governo Bolsonaro age de modo criminoso ao negar e desqualificar os dados científicos, aniquilando os órgãos de fiscalização e incentivando setores do agronegócio a aprofundar a crise ambiental. As consequências serão devastadoras.