edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Aprovado projeto de eleição direta em escolas

 
Os deputados da Assembleia Legislatriva do Pará aprovaram nesta terça-feira, 8, à unanimidade, o Projeto de Lei 04/2014 que institui e disciplina o processo de eleição direta para diretor e vice-diretor de unidade escolar da rede estadual de ensino. O projeto elaborado pelo Executivo, foi fruto da negociação, que contou com a participação ativa do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL),para o fim da greve coordenada pélo Sindicato dos Trabalhores da Educação Pública do Pará (Sintepp), no ano passado.
 
“A aprovação do projeto marca mais uma conquista da categoria (dos educadores). É uma lei positiva. Pois quando o diretor é nomeado por indicação política, se transforma num cabo eleitoral com possibilidade de exercer uma administração autoritária, o que não contribui para a democracia. A eleição direta é a única possibilidade de afirmar o projeto político-pedagógico verdadeiramente educacional”, destacou Edmilson. A votação foi acompanhada por lideranças do Sintepp, das galerias da Alepa.
  
O psolista observou que esse avanço chega com quase três décadas de atraso. Pois no primeiro mandato de Edmilson, como deputado estadual, na década de 80, o Legislativo já havia aprovado projeto de lei de autoria dele que criava o Conselho Escolar e já autorizava a eleição direta para diretor de escola e, alternativamente, a constituição de lista tríplice referendada pelo conselho. “Ao longo desses anos, os governos tucanos impuseram a derrota à democracia escolar. O passo dado hoje é o primeiro para frente de muitos passos para trás que o governo obrigou a educação a dar.”