edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Comissão aprova maior transparência nos gastos com juros da dívida pública

Emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, de autoria do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), foi aprovada

 

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, também nesta quarta-feira (8/7), a apresentação de emenda de autoria de Edmilson à LDO 2016, no sentido de tornar mais transparente o montante de gastos com juros da dívida pública. Atualmente, o Tesouro Nacional divulga apenas uma parte dos juros pagos, contabilizando o restante junto com outra rubrica, correspondente ao “refinanciamento” ou “rolagem” da dívida, que é constantemente omitido dos dados divulgados pelo governo e a grande imprensa.

Agora, a emenda segue para apreciação do Relator da LDO, deputado Ricardo Teobaldo (PTB/PE).

Edmilson também apresentou emenda no sentido de acabar com a meta de superávit primário, ou seja, a reserva de recursos para o pagamento da dívida pública, que beneficia principalmente grandes bancos e investidores, em detrimento da garantia dos direitos sociais básicos, como saúde e educação. O pagamento de juros e amortizações da dívida tem consumido mais de 40% do orçamento federal. Porém, os demais membros da Comissão de Finanças foram contrários a essa emenda.