Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Como deputado constituinte em 1989, Edmilson Rodrigues recebe homenagem da Alepa

8 de outubro de 2019

Como um dos deputados constituintes em 1989, o deputado federal Edmilson Rodrigues foi homenageado na Sessão Solene em Comemoração aos 30 anos da Constituição do Estado do Pará. A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (7), no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar), com a presença de deputados, autoridades do serviço público e familiares dos homenageados.

Na ocasião, Edmilson Rodrigues recebeu a outorga da “Medalha do Mérito Constituinte Zeno Veloso”, por ter sido um dos 42 constituintes, na época como deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), que participaram da construção da Constituição do Estado do Pará em 1989. A constituição paraense é considerada uma das mais avançadas do país, com destaque na defesa dos direitos humanos, da cidadania, da ordem jurídica e do regime democrático.

Edmilson Rodrigues participou da mesa de abertura da Sessão e em seu discurso destacou a importância do fato histórico. “Eu tive a honra de ser da primeira bancada do Partido dos Trabalhadores aquela altura, mas vários partidos estavam representados na Assembleia. Como vocês sabem, estou no meu segundo mandato de deputado federal, e já fui prefeito duas vezes, mas posso dizer com certeza que a participação como constituinte foi realmente muito marcante na minha carreira política. Então, eu queria agradecer a oportunidade e parabenizar a iniciativa, tanto do presidente da Alepa, Dr. Daniel Santos, como do deputado Raimundo Santos, que foi o requente, pela homenagem aos constituintes dada a importância desse fato histórico”, agradeceu.

Edmilson também lembrou a figura de João Batista e Paulo Fontelles, deputados que foram assassinados no período da Ditadura Militar, mas que foram simbolicamente lembrados durante todo o período da Assembleia Estadual Constituinte, duas cadeiras permaneceram desocupadas na época em homenagem. E também parabenizou a homenagem ao jurista Zeno Veloso, pela participação imprescindível na elaboração da Constituição paraense.

Leia também