edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson apoia projeto de estágio para jovens como experiência profissional

“Uma das maiores crueldades sociais é ver a nossa juventude vulnerável, porque o desemprego estrutural é algo perverso. Mas há, em momentos de crise, com faltas de iniciativa que recuperem a capacidade de investimento do Estado, um aumento do desemprego conjuntural que atinge principalmente a juventude,” afirmou o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), durante a reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal, na quarta-feira (17).

“Uma das maiores crueldades sociais é ver a nossa juventude vulnerável, porque o desemprego estrutural é algo perverso.” Foto: Cleia Viana/Câmara dos deputados

A taxa de desemprego entre a população de 18 a 24 anos atingiu a marca de 25,7% no 3º trimestre deste ano. Segundo dados mais recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3,997 milhões de jovens estão sem emprego no país. Ao todo, são 12,5 milhões de desempregados. A taxa de desemprego entre jovens é maior que a média nacional.

Segundo o deputado, “há uma ideologia pregada de que o cidadão não está empregado porque não tem formação técnica. Claro que todos tem que ter preparo para o trabalho, mas não dá para culpar o jovem desempregado como se ele tivesse que nascer preparado para todos os ofícios”, refletiu Edmilson ao manifestar apoio ao Projeto de Lei do deputado piauiense Flávio Nogueira, que considera o estágio curricular como experiência profissional para admissão no primeiro emprego, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Programas que ajudem a alavancar a experiência profissional de jovens no país precisam ser levadas mais a sério, não apenas como momento de aprendizagem, mas de contribuição ao desenvolvimento econômico, social e científico, e também como reconhecimento, como um título, importante a ser considerado como aval para ingressar no chamado mercado de trabalho e em concursos públicos.