edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson defende política pública para a apicultura

tmp_Edmilson Rodrigues em sessao sobre apicultura-169616144

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) cobrou que o governo do estado invista na apicultura, incluindo a atividade na política de desenvolvimento do Pará. A declaração foi dada durante a sessão especial que celebrou o Dia Nacional do Apicultor, nesta quinta-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Pará.

O estado produz hoje mel, cera, própolis e pólen, numa atividade que atinge todos os municípios paraenses, alcançando 3 mil produtores. A produção anual de mel chega a 1 mil toneladas, segundo a Federação dos Apicultores do Pará.

“A abelha tem uma importância social e econômica. Em geral, a apicultura e a melinocultura é desenvolvida pela agricultura familiar”, destacou Edmilson, durante o evento. O deputado falou da importância da assistência técnica e do acesso ao conhecimento científico para o fortalecimento dessas atividades, especialmente porque a Emater enfrenta dificuldades para contemplar todo o território estadual e porque a produção acadêmica enfrenta dificuldades para chegar até os produtores.

tmp_Edmilson Rodrigues em sessao sobre apicultura 2204646295

O presidente da federação, Gerson Pereira, apontou o crescimento da apicultura e da melinocultura no Pará, que, aumentou em 97% desde ano 2000 para cá. O setor contava com apenas 70 produtores, naquela época. Também cresceram as quantidades de associações de trabalhadores, passaram de duas para 60; de entrepostos comerciais, de um para seis; de fábricas de colmeias, de uma para 15. A importância do Pará nesse cenário produtivo ganhou notoriedade a ponto de Belém sediar o XX Congresso Brasileiro de Apicultura, entre os dias cinco e oito de novembro deste ano, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“A abelha nos leva a pensar sobre a quantidade enorme de empregos e de saúde que leva à população, porque é muito rico em proteínas. Porém, o risco de desaparecimento desse inseto é real. Várias espécies já desapareceram, especialmente em razão do uso de agrotóxicos”, observou o psolista. Edmilson parabenizou a presença de representante do Banco da Amazônia, no evento, que anunciou uma atenção especial para o financiamento de projetos de apicultura e melinocultura. Entretanto, lamentou a ausência do Banpará.

tmp_Edmilson Rodrigues em sessao sobre a apicultura-1648041470