edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Comissão de deputados vai acompanhar crise ambiental em Barcarena

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Pará, nesta semana, o requerimento de iniciativa dele que cria uma Comissão Externa de deputados para acompanhar de perto a crise ambiental instalada no município de Barcarena, Nordeste do Pará, devido ao vazamento de rejeitos da Imerys Rio Capim Caulim S.A nos igarapés Dendê e Curuperé, que afetam ribeirinhos.

Já confirmaram participação na comissão, o próprio Edmilson e os deputados Ana Cunha, Edilson Moura e Augusto Pantoja. Edmilson anunciou na tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira, 21, que fará uma visita a Barcarena na próxima sexta-feira, 23, e convidou a comissão.

EDUCAÇÃO- Na oportunidade, o psolista vai se solidarizar aos servidores municipais da educação, que reivindicam o cumprimento do acordo firmado com a Prefeitura, após greve de três meses no ano passado.

JUSTIÇA- Ainda na tribuna, Edmilson parabenizou o juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, que, no dia anterior, determinou a interdição da sub-bacia 5, da Imerys, que possui uma fissura. O dano pode ter sido responsável pelos vazamentos ocorridos nos últimos dias 6, 8, 11, 13 e 19, conforme aponta a ação movida pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

A empresa nega que tenham ocorrido tantos vazamentos, mas essa posição vai de encontro às denúncias recebidas por Edmilson da comunidade afetada.