edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson e Movimento Orla Livre se reúnem com presidente da Alepa

Edmilson Rodrigues e movimento Orla Livre em reuniao na Alepa

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), o Movimento Orla Livre e a vereadora Sandra Batista (PCdoB) reuniram nesta terça-feira, 13, com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda (DEM) para pedir o apoio do Poder à realização do seminário sobre a ocupação da orla de Belém. Miranda demonstrou simpatia ao tema.

A presidente da Associação dos Amigos do Patrimônio de Belém, Nádia Brasil, explicou que o seminário vai discutir a adesão de Belém ao Projeto Orla, com a presença de representantes das esferas municipal, estadual e federal. Edmilson vem apoiando o movimento social na luta pela preservação ambiental da orla e preservação dos direitos sociais do povo de Belém.

“Representantes do Ministério do Planejamento e do Ministério de Meio Ambiente devem participar da discussão, assim como do Movimento Orla Livre, da Câmara Municipal de Belém, do Ministério Público do Estado e a Assembleia não poderia ficar de fora”, detalhou.

O Movimento Orla Livre, do qual fazem parte várias entidades, como a Associação dos Amigos de Belém e a Associação Cidade Velha-Cidade Viva, reivindica uma solução efetiva para o cumprimento do Plano Diretor Urbano de Belém, que classifica a orla como Zona Especial de Interesse Ambiental (Zeia), evitando a ocupação irregular da orla, sobretudo a especulação imobiliária. “Após o início da construção do Edifício Premium, existe mais quatro pedidos na Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) de empreendimentos imobiliários na orla da Avenida Pedro Álvares Cabral”, denuncia Nádia.

Também participaram da reunião, a presidente e o vice-presidente da Associação Cidade Velha – Cidade Vida, Dulce Rosa Rocque e Pedro Paulo Santos; da vice-presidente da Amigos do Patrimônio de Belém, Auricélia Belém; e do sindicalista Joaquim Tavares.