edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson entrega a Medalha Paes Loureiro

Edmilson entrega medalha Paes Loureiro (4)

A Assembleia Legislativa do Pará entregou, nesta quarta-feira, 25, pela primeira vez, a “Comenda de Mérito Literário João de Jesus Paes Loureiro”, criada por meio da resolução Projeto de Resolução 01/2014, de iniciativa do deputado Edmilson Rodrigues (Psol), que foi aprovada no mês passado. O professor Paes Loureiro foi o primeiro a ser agraciado com a comenda que leva o nome dele. A entrega da condecoração ocorreu durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Legislativo, no plenário da Alepa.

Paes Loureiro cursou faculdade de Direito e também de Letras, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC de Campinas e Doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de Sorbone, Paris. Ele teve quase 30 livros publicados em vários países, como França, Itália, Japão, Alemanha e Portugal. A comenda foi concedida pela Mesa Diretora e deverá ser entregue, a partir do ano que vem, na data de 23 de junho, quando se comemora o aniversário do escritor e poeta.

Natural de Abaetetuba, no Nordeste do Estado, Paes Loureiro destacou que a literatura nasce a partir da cultura de um lugar, no caso, da cultura ribeirinha e amazônica, e é levada para o mundo. “A literatura de um lugar nasce e se consolida quando expressa a riqueza cultural para ser reconhecida e valorizada noutros países. A literatura torna-se universal.Nenhuma cultura é melhor do que a outra. A mitologia amazônica tem a mesma significação dos mitos latinos e gregos, entre outros”, destacou Loureiro, que se pronunciou em nome dos 21 agraciados que receberam comendas, durante o evento.

Por indicação do deputado Edmilson, também foi agraciado pela comenda Paes Loureiro, o professor e poeta Daniel da Rocha Leite. Ainda, por indicação do psolista, o Coronel Carlos Henrique Marra, assessor parlamentar do Comando Militar do Norte (CMN), recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Newton Miranda. O Dia do Legislativo transcorreu em cinco de maio.

Foto: Ozéas Santos.
Professor e poeta Daniel da Rocha Leite. Foto: Ozéas Santos.
Foto: Ozéas Santos.
Carlos. Henrique Marra, assessor parlamentar do Comando Militar do Norte (CMN)Foto: Ozéas Santos.