edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson faz visita à Santa Casa

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) participou na tarde desta terça-feira, 19, de uma visita à Fundação Santa Casa de Misericórdia para verificar em loco a situação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materno-Infantil, que incendiou no último sábado, onde vários bebês estavam internados e dois morreram. Durante a visita, Edmilson ouviu vários funcionários e profissionais da saúde que denunciaram a falta de médicos para dar conta da demanda do hospital, que está bem acima de sua capacidade. Para tentar buscar uma solução aos problemas da fundação, o deputado propôs que fosse feito um levantamento do número de profissionais e de todas as necessidades do órgão para que seja construída uma solução conjunta para o problema.

Edmilson Rodrigues em visita à santa casa (3)

Edmilson destacou que, a partir das denúncias que ouviu dos funcionários está clara a necessidade de concurso público, além de outras melhorias na infra-estrutura. “O que vimos aqui foram problemas estruturais e que merecem atenção e políticas públicas que atendam às necessidades da população porque o que está em questão não são ideologias ou posições partidárias, mas o salvamento de vidas e isso requer a união de esforços de todos”, destacou o deputado.

Edmilson Rodrigues em visita à santa casa (2)

A presidente da Santa Casa, Eunice Begot assegurou que a causa da morte dos dois bebês não foi o acidente, e sim, debilidades pertinentes aos bebês prematuros. Segundo ela explicou à imprensa as estatísticas mostram que cerca de 30% dos bebês que nascem prematuros, e debilitados, acabam evoluindo a óbito. No entanto, ela admite que há problemas no órgão, como um excesso de pacientes para serem atendidos. “A nossa capacidade é de fazer 600 partos por mês, mas acabamos tendo que fazer bem mais. Mas é importante destacar que 150 desses casos poderiam ser feitos em hospitais de média complexidade”, disse Begot, destacando que a Santa Casa é um hospital de alta complexidade.

Edmilson Rodrigues em visita à santa casa 5

Sobre essa questão, Edmilson também relembrou que Belém já teve 42% de cobertura do programa Família Saudável, em seu governo. Só que essa cobertura caiu para 16%, o que tem contribuído para lotar hospitais como a Santa Casa. “É preciso investir no atendimento básico de saúde para evitar a superlotação dos hospitais”, disse Edmilson. Eunice Begot convidou os parlamentares a conhecerem as obras dos 100 novos leitos da Santa Casa. A visita ainda terá sua data marcada. Também será composta uma frente parlamentar para ir até Brasília reunir com o ministro da Saúde, Padilha, para discutir e apresentar propostas de melhorias para aquele hospital.