edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson Rodrigues defende combate às hepatites virais

Edmilson Rodrigues deputado federal frente hapatites virais
Foto: Bruna Menezes

Na manhã desta terça-feira (14/07) foi lançada Frente Parlamentar Mista de Combate às Hepatites Virais. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) participou do lançamento e enfatizou sua expectativa de que a frente desenvolva debates e ações que terão capacidade de influenciar outras instituições estatais e a sociedade, em geral.

Na ocasião, Edmilson enfatizou os aspectos sociais da doença, mostrando a relação entre profilaxia e geração de renda. “Entre grandes desafios está o trabalho de profilaxia. Principalmente quando se trata de problemas que tem como vetor alguns rios”, introduziu. “É muito comum que as pessoas no afã de se sustentar, paguem R$12 ou R$15 num alicate, comecem serviço de manicure sem ter condições de comprar estufa. Mas isso é geração de renda. Que deve fazer o poder público? Fechar?”, questionou.

Ele argumentou que, antes de punir, o Estado deve dar condições deste cidadão se desenvolver. “Daí a importância de microcréditos para iniciativas de cidadãos que conseguiram desenvolver técnica de manicure, por exemplo. Como mães chefes de família, com cinco filhos, sem marido, têm que criar condições para sustentar sua família”, comentou.

Para avançar no combate a essas doenças, Edmilson ainda indicou a importância de parcerias com outros países para o compartilhamento de tecnologias. “Temos que encarar, em nome da vida, o desafio de transferência de tecnologias. Ou enfrentar o debate das patentes. Nós temos que ir atrás desse conhecimento e, quem sabe mediante uma cooperação de países, ter acesso a essas conquistas. O problema é que quando impera a lógica do lucro, vira mercadoria e a gente vê pessoas morrendo sem acesso a essa tecnologia porque está patenteada”, comentou.

Por fim, sugeriu criação de campanhas educativas. “Temos que trazer experiências positivas e apelar aos meios de comunicação e ao governo federal por campanhas educativas”.