edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson vai ao TRE buscar informações sobre a eleição de Marituba

A nova eleição para prefeito do município de Marituba depende da publicação do acórdão (resumo da decisão) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi o que explicou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargador Leonardo Noronha, aos deputados Edmilson Rodrigues (PSOL) e Eliel Faustino (PR), durante audiência, na sede do TRE-PA. Assim que for publicada a decisão, se não houver a apresentação de embargos, o tribunal iniciará as providências para realizar a eleição.

Noronha disse que a nova eleição terá os prazos reduzidos para que a votação ocorra dentro do prazo de 40 a 60 dias, a contar do início do processo eleitoral, que terá início com a publicação de novas instruções para o pleito. O magistrado acredita que a demora na publicação do acórdão se deve ao fato de ter sido uma votação polêmica, que dividiu a opinião dos ministros, resultando na votação de quatro a três votos.

O candidato majoritário mais votado, na eleição regular de outubro, foi Mário Filho (PSD), que obteve 52,72% dos votos válidos. Mas ele teve o registro de candidatura indeferido pela justiça porque não prestou contas da campanha eleitoral de 2010, no prazo legal. O segundo mais votado, o ex-prefeito Antônio Armando (PSDB), não pôde assumir porque Filho obteve a aprovação de mais da metade do eleitorado. Armando recebeu apenas 18% dos votos válidos. O presidente da Câmara Municipal de Marituba, vereador Wildson de Mello (PRB), ocupa o cargo de prefeito, desde o início do ano.

Edmilson disse que o diálogo com o presidente do TRE foi esclarecedor: “No momento, a nova eleição depende da publicação do acórdão do TSE.” Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará, na última terça-feira, 19, Edmilson foi quem sugeriu em plenário a formação da comissão externa de deputados para ir ao TSE, em Brasília, e também a Marituba, onde os parlamentares poderão observar a situação do município, e também levar esclarecimentos a população, que está ansiosa por notícias.

“A gente estava na expectativa de uma nova eleição, desde o início do processo eleitoral passado, pois sabíamos que os candidatos tinham problemas de registro eleitoral. Apesar de não haver uma posição mais concreta (sobre a eleição), acreditamos que sairá”, disse o presidente do Diretório do PSOL em Marituba, Júnior Vera Cruz. Ele também participou da audiência no TRE, acompanhado do presidente da Associação dos Ambulantes da Praça Matriz do mesmo município, Wilson Alves, que foi candidato a vice-prefeito pelo PSOL, em Marituba.