edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson vê risco de novo vazamento em Barcarena

Edmilson rodrigues em reuniao com os atingidos pelo caulim em Barcarena

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) teme novos vazamentos de rejeitos da Imerys Rio Capim Caulim nos igarapés Dendê e Curuperé, em Barcarena, Nordeste do Pará. Cinco vazamentos foram denunciados pelas autoridades, este mês. Nesta sexta-feira, 23, Edmilson visitou o local, onde reuniu com moradores, coletou amostra da água esbranquiçada pela contaminação e fotografou a sub-bacia 5C, que foi parcialmente interditada pela justiça federal. Ele acredita que essa medida não será suficiente para conter o vazamento e vislumbrou possibilidade de vazamento também na sub-bacia 3.

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou, esta semana, a criação da Comissão Externa de Deputados para acompanhar de perto a crise ambiental em Barcarena. Porém, somente Edmilson compareceu ao encontro que reuniu moradores das comunidades de Curuperé, Arienga, Maricá, Baía Industrial, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Ilha São João, nesta sexta-feira, 23.

Os moradores de Barcarena cobraram o apoio dos parlamentares para que sejam remanejados do local. A população não suporta mais os sucessivos acidentes ambientais provocados pela empresa. Apesar das punições imposta pelas autoridades constituídas, nenhuma medida foi suficiente para estancar o derramamento de lixo industrial nos recursos hídricos do município.

Edmilson disse que as comunidades que vivem às proximidades da Imerys vivem em extrema vulnerabilidade social e ambiental. A maioria é constituída de pequenos agricultores e pescadores que não tem condições financeiras de abandonar as casas em que vivem para se fixar noutro lugar e, mais grave ainda, cuja sobrevivência depende justamente dos recursos naturais, especialmente a água.

Na reunião, os moradores denunciaram que estão vencidos os alimentos repassados pela Imerys em cumprimento à ordem judicial. Representantes das comunidades ficaram de ir até a Assembleia, na próxima semana, cobrar o apoio dos deputados.

O deputado Edilson Moura (PT) foi a Barcarena, mas houve um desencontro e ele participou apenas da reunião em apoio aos trabalhadores em educação junto ao deputado Edmilson, que ocorreu à tarde.

Edmilson rodrigues em reuniao com os atingidos pelo caulim em Barcarena1