edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Sessão discute a importância estratégica da UEPA para a região

Edmilson Rodrigues em sessao especial sobre a uepa (3)

Em cumprimento a requerimento de autoria do deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) foi realizada na última quinta-feira, 22, sessão especial para discutir a importância estratégica da Universidade Estadual do Pará (UEPA) para a região. “A UEPA é estado do Pará e sua existência se justifica como parte de um processo de qualidade na educação, que se dá não pelo lucro. A produção técnico-científica é um instrumento importante para a independência do país”, destacou Edmilson, durante a sessão realizada, à tarde, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Edmilson Rodrigues em sessao especial sobre a uepa (4)
A professora da UEPA, Venize Nazaré Rodrigues, entregou o livro de sua autoria em parceria com Jesebel Akel Fares, intitulado “Sentidos da Cultura”

O deputado Edmilson Rodrigues, que já vem participando de várias reuniões e fóruns de discussão sobre a UEPA, ressaltou a importância da autonomia financeira da instituição. “É preciso que a UEPA tenha lei orçamentária própria porque possui papel estratégico para o desenvolvimento técnico-científico de nosso Estado e região, mas para exercê-lo precisa ter, efetivamente, autonomia, o que só é possível se tiver orçamento próprio para gerir e desenvolver suas ações e projetos para melhoria da educação”, defendeu Edmilson.

Além disso, o deputado psolista afirmou a necessidade de maior inclusão social naquela instituição. “Com todo o respeito ao reitor, mas penso que a UEPA está devendo uma discussão sobre a implantação do sistema de cotas na UEPA”, disse Edmilson sob aplausos dos estudantes e professores presentes na sessão.

O secretário estadual de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, se colocou à disposição para discutir os assuntos de importância para a UEPA, mas criticou o pedido dos estudantes de integrarem de forma paritária o conselho universitário. “Os estudantes não tem condições de discutir pesquisa e extensão, entre outros assuntos da universidade, da mesma forma que professores e servidores, embora a participação deles seja importante nas discussões da universidade”, disse o secretário, comparando o papel dos estudantes aos dos filhos na família, nas quais são a maioria, mas não possuem poder de decisão.

Alex Fiúza de Melo discursou sobre o papel das universidades e em diversos pontos de sua fala gerou polêmica durante a sessão. Porém, como já havia anunciado que teria que se retirar após a sua fala, por conta de compromisso, o deputado estadual Edmilson Rodrigues propôs que outras reuniões sejam realizadas com a presença do secretário para se chegar a um acordo que melhore a qualidade de gestão e de educação da instituição.

Edmilson Rodrigues em sessao especial sobre a uepa (2)
A vereadora Marinor Brito (PSOL) também participou da sessão.

O estudante da UEPA Anderson Castro também ressaltou a importância do sistema de cotas na instituição. “Precisamos discutir além das cotas sociais, as cotas raciais e não aceitaremos menos de 50% de cotas porque é preciso garantir a inclusão social”, destacou.

O reitor da UEPA, Juarez Quaresma declarou que concorda com o sistema de cotas de 50% proposto pelos estudantes. “Eu concordo, mas é preciso que essa implantação seja feita de forma paulatina, com responsabilidade”, disse o reitor, que também destacou o esforço que a instituição tem feito para interiorização, marcando presença em vários municípios paraenses, como é o caso do curso de Medicina, que possui 40 vagas em Santarém, o primeiro a interiorizar.

Edmilson finalizou a sessão, agradecendo a presença de todos e o debate, e anunciando que na sessão ordinária desta terça-feira, 27, apresentará uma moção solicitando encaminhamentos discutidos na sessão especial, principalmente, a realização de reuniões de trabalho com a presença do secretário estadual de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo e a discussão sobre a criação de uma lei orçamentária que garanta autonomia financeira da UEPA.

Edmilson Rodrigues em sessao especial sobre a uepa (1)