edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Em meio a pandemia, SEMEC determina volta ao trabalho presencial de seus funcionários

Embora as escolas da rede municipal de Belém estejam com as atividades suspensas por Decreto Municipal, em função da pandemia do coronavírus, a sede da Secretaria Muncipal de Educação (SEMEC) voltou a funcionar normalmente, desde a última sexta-feira (03).

A denúncia foi feita pela Coordenação do Sintepp Belém, sindicato da categoria, em nota pública em suas redes sociais. “Na contramão das necessidades de preservar a vida durante a pandemia de Coronavirus e desrespeitando o decreto estadual nº 609, de 16 de março de 2020 que proíbe aglomerações, inclusive, em órgãos públicos, a Semec emite memorando obrigando os funcionários da secretaria a retornarem ao trabalho e cumprirem seus horários. Qual o objetivo da Semec em quebrar o isolamento desses trabalhadores e trabalhadoras?”, questiona a nota.

O memorando circular datado de 03 de abril, do gabinete da Secretaria, determina: “informamos que a partir de 03.04.2020 não haverá trabalho em Escala de Revezamento, devendo cada servidor desenvolver suas atividades presencialmente, em seu respectivo local de trabalho, cumprindo carga horária de 06 horas diárias no horário de 08h às 14hs ou 09h às 15hs.

São mais de 250 servidores distribuídos em vários setores do prédio da Semec Sede, localizado na Av. Governador José Malcher. Segundo informações, há casos suspeitos de coronavírus entre os servidores. A determinação contraria as recomendações das autoridades sanitárias e do governo estadual. No Pará, os números atualizados revelam uma elevação no quadro de contaminação pelo novo coronavírus. O boletim divulgado nesta quarta-feira (08) pela Secretaria de Saúde informa 154 casos confirmados, 6 óbitos e 98 ainda em análise.