edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Em reunião com DNIT, Edmilson Rodrigues debate sobre as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço

Edmilson Rodrigues deputado federal bancara do para (2)
Foto: Nádia Junqueira

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) se reuniu nesta quarta-feira (8/7) com representantes de alguns ministérios e departamentos federais. Entre eles, com representante do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Também participaram da reunião outros deputados e senadores da bancada paraense. Na ocasião, Edmilson expressou sua indignação com os sucessivos adiamentos da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço.

No ano passado, ainda exercendo o cargo de deputado estadual, Edmilson se reuniu com o DNIT e ouviu a promessa de que o edital da obra sairia em dezembro de 2014. O projeto de derrocamento representa apenas parte das obras necessárias na área. São necessárias também obras de dragagem e a construção de portos, o que não está previsto no projeto de derrocamento.

O cumprimento das condicionantes socioambientais, compromissos assumidos pela empresa construtora da obra para diminuir os impactos na região, também fizeram parte da preocupação do parlamentar. “Não adianta iludirmos ninguém, essa obra não vai sair antes de meu mandato acabar, nem nunca. Porque ela atinge comunidades indígenas e demais cidadãos que estão mais cientes de seus direitos e não vão permitir”, comentou. Ele ainda compartilhou de sua preocupação com a necessidade de se desenvolver o transporte na região, mas não da forma que tem sido feito.

Foto: Nádia Junqueira
Foto: Nádia Junqueira

Ele voltou a lamentar a refutação do projeto elaborado pela equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) pela Vale, que ofereceu e apresentou – de forma gratuita – um outro projeto em substituição ao feito pela universidade paraense.

Representantes do Ministério das Comunicações e da Pesca e Aquicultura também estiveram presentes com os deputados indicando propostas de desenvolvimento para o Pará. Foi discutido, por exemplo, propostas de banda larga para todas as escolas do estado e a necessidade de se fiscalizar as operadoras que devem ter cobertura em determinadas regiões do estado.

Também foi proposto que os deputados empreguem suas emendas de bancada a um projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura para entrega de kits para prefeituras com estrutura para desenvolvimento de estrutura para exploração da pesca, como trator e retroescavadeira. Edmilson sugeriu que universidades que pesquisam a pesca e aquicultura também possam receber esta estrutura.