edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Entidades reafirmam direitos humanos nos 50 anos do Golpe

Edmilson Rodrigues junto as mulheres do Gempac

Várias entidades promoveram, na noite do domingo, 30, a programação da Campanha Vida, do projeto de mesmo nome, cuja entidade tem sido ativa na construção de uma política de garantia de direitos humanos frente ao HIV e à AIDS. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) prestigiou o evento, na sede do grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac). O evento também foi alusivo aos 50 anos do golpe militar que inaugurou o regime ditatorial no país, e, ainda homenageou as mulheres pelo transcurso do Dia Internacional, no último dia oito.

Nessa noite, o Gempac reabriu as portas após um ano do acidente em que o piso superior da sede do Gempac cedeu.  “ Neste período não paramos um dia se quer – mudamos de esquina mas de nossa luta não” , afirma a ativista mais antiga do Movimento de Prostitutas brasileiro, Lourdes Barreto, hoje com 71 anos.

Os debates do evento lembraram A Comissão Nacional da Verdade, criada para elucidar crimes cometidos durante o período militar acaba de completar um ano, ao encerrar seus trabalhos em dezembro de 2014 terá seu maior desafio, esclarecer a participação das mulheres na resistência a ditadura e as violações que foram submetidas, que segundo estudiosas brasileiras além da tortura, mas também o sexismo e violências sexual.

O evento foi promovido pelo ITPC, Umbrella, Casa Fora do Eixo, Viconve, Cidadãs Positivas, Grupajus, Comitê Arte pela Vida e Afonso Galindo.