edmilsonPSOL

Cópia de image00034

“Parcerias”, álbum inédito de Edmilson Rodrigues, já está nas plataformas digitais

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues lançou, nesta quarta-feira (24) pelas principais plataformas musicais, o seu primeiro álbum autoral com músicas gravadas nas vozes de artistas da terra, como Andrea Pinheiro, Dayse Addario e Olivar Barreto, entre outros. “Parcerias” é um projeto acalentado há anos, que foi gravado em 2014 no Studio Zarabatana Produções Musicais, com produção musical de Adilson Alcântara e capa assinada pelo próprio Edmilson, que nasce de forma independente compondo o catálogo do selo Ná Figueredo. 

Professor, arquiteto e urbanista, Doutor em Geografia. O currículo do Prefeito de Belém não é apenas extenso, mas variadíssimo. Edmilson sempre se interessou por cultura e arte. Ele gosta de desenhar – inclusive, já fez exposições em caráter solidário – e se interessa por música: é presença frequente nas plateias de shows variados e tem dois filhos músicos, Natália Matos e Solanno Matos, que também têm participação no disco. 

“Parcerias” é a expressão desse homem de múltiplas ideias e sentimentos transbordantes, a vazão do ser poético e musical que se levanta da plateia para apreciar a música sob nova óptica, agora, de cima do palco. Para ouvir o álbum nas plataformas, basta acessar: https://ffm.to/parcerias

Faixas – Edmilson assina a autoria de nove canções que passeiam por vários gêneros musicais. A primeira faixa, “Capoeira é Festa”, é uma homenagem ao Mestre Bezerra, cantada por Lúcio Mouzinho e com arranjos de Pedrinho Callado. A letra menciona o mestre da cultura popular: “Olha aí o Mestre Bezerra, jogando uma angola. Ele é da capoeira, é rei, meu senhor, minha senhora”.

Natália Matos assume os vocais em castelhano na faixa que homenageia Cuba, “Encuentro”, sob o embalo dos arranjos de Paulinho Moura. Os acordes de Paulinho também demarcam “Mulher” na voz inconfundível de Renata Del Pinho, com o músico e o prefeito assinando a autoria juntos dessa canção.

Edmilson divide a autoria com Ziza Padilha em “Flor Bela”, que recebeu arranjos desse multi-instrumentista e voz melodiosa de Dayse Addario. 

Callado também assina os arranjos de “Vai Caboclo” – na qual divide a autoria com Edmilson -, “Pra Sempre”, “Morena” e “De Algum Lugar”, faixas que foram gravadas pelo próprio Callado, Olivar Barreto, Mário Moraes e Andréa Pinheiro, nessa ordem.

“Reverso” é outra parceria de Edmilson, dessa vez com o produtor Adilson Alcântara, que também canta na faixa com novos arranjos de Callado.   

Solanno assumiu a masterização do trabalho.

Edmilson e A Música

A música, como caule da cultura e da arte, desabrocha entre os talentos do Edmilson político, homem sensível das causas sociais. 
 
Do encantamento pelas notas musicais, plantado nas aulas de música do antigo Colégio Augusto Meira, ainda no ensino regular, surgiu o colecionador de instrumentos de sopro – sax, clarinete e flautas -, que se aventura com habilidade em violão e se arrisca a cantar para a surpresa de raras testemunhas. 

Edmilson, que já realizou o sonho de vários artistas por meio de iniciativas quando foi prefeito de Belém, entre 1997 e 2004, e de emendas parlamentares como deputado federal, e também inspirou dois filhos a seguirem carreira musical, realiza agora, aos 63 anos, o próprio sonho musical.

Lançamento – O lançamento ainda será realizado, em data ainda não marcada devido à pandemia pela Covid-19. O álbum ainda não está à venda, mas quando estiver, a renda será revertida para fins solidários.

Texto: Enize Vidigal