edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Por providências das autoridades de saúde para o controle do surto de malária

Depois de décadas um surto de malária volta a marcar presença na Região Metropolitana de Belém. Desde o último dia 1º, já foram comprovados pelas autoridades de saúde 66 casos de pessoas infectadas pela doença em Ananindeua após a descoberta de um foco localizado no conjunto Grajaú, no bairro do Icuí-Guajará.

Atestando a extrema gravidade da situação, a imprensa noticia hoje (24), que dois novos casos foram descobertos e confirmados em outra área, no bairro do 40 horas, no mesmo município. O sinal de alerta para a iminente expansão do surto deve ser acionado, a fim de que se evite uma situação de virtual perda de controle sobre essa perigosa endemia.

O Pará, ano após ano, continua ostentando o triste título de campeão nacional dos casos de malária. A doença está concentrada no Marajó e no Oeste paraense, e, agora, também ameaça se estender a áreas da capital paraense.

É urgente que as autoridades de saúde, em todos os níveis, adotem todas as providências necessárias ao combate eficaz desse risco á saúde de nossa população.

Com base no exposto, nos termos regimentais, REQUEIRO imediatas providências das autoridades de saúde, especialmente à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), através do Departamento de Endemias, para o controle do surto de malária que desde o último dia 1º se alastra em diversas áreas do município de Ananindeua.

Que o inteiro teor deste Requerimento seja comunicado à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), ao Ministério da Saúde, à Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, à Secretaria Municipal de Saúde de Belém, ao Ministério Público Federal (MPF), ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Pará.

Palácio Cabanagem, 24 de abril de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL