edmilsonPSOL

Cópia de image00034

PSOL vai ao Supremo para que Ministério da Saúde divulgue dados da covid-19 ‘sem manipulação’

Deputados e deputadas do PSOL, Rede Sustentabilidade e PCdoB entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para garantir a coreta divulgação diária, até às 19h30, de dados sobre a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, inclusive com categorização por idade, sexo, raça, número de testes realizados e que aguardam resultado, taxas de mortalidade, entre outros pedidos. É uma importante iniciativa contra a manipulação estatísticas do Governo Bolsonaro.

Na ação, os partidos justificam que “o presidente Jair Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre os atrasos na divulgação de dados sobre a pandemia do novo coronavírus. Sem que ninguém fizesse qualquer menção a nenhum órgão de imprensa específico, o presidente disse rindo: “Acabou matéria do Jornal Nacional” . Ressalte-se que o programa Jornal Nacional inicia-se diariamente às 20h30.”

A retenção e manipulação dessas importantíssimas informações inviabiliza o acompanhamento do avanço da Covid-19 no Brasil, além de trazer atrasar a correta implementação de política pública sanitária de controle e prevenção da doença.