edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Sessão especial para debater a importância estratégica da UEPA

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Em 18 de maio, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) completará 21 anos. Fruto de uma árdua luta da sociedade paraense, a Uepa possui hoje inquestionável potencial para ser um dos eixos estratégicos na construção de um verdadeiro projeto de desenvolvimento para nosso povo.

Contando com mais de 16 mil alunos espalhados em 20 campi, a instituição de ensino superior do Pará se faz presente em 50 municípios localizados em 10 das 12 regiões do Estado, nos quais oferece vagas em 23 cursos das áreas de saúde, educação e tecnologia. São 875 professores, dos quais 200 doutores, 489 mestres e 316 especialistas, como sinal do esforço por se alcançar um patamar superior no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Na sua já longa caminhada em busca do respeito à sua autonomia, a Uepa sempre buscou, através da dedicação de seu corpo funcional e da combatividade de seu alunado, ser reconhecida como instituição essencial e indispensável ao Pará, razão pela qual o imperativo de seu fortalecimento deva se constituir em bandeira suprapartidária a ser abraçada por todas as bancadas com assento neste poder.

Entretanto, ainda são enormes as dificuldades a serem enfrentadas pela Uepa, cuja superação será tão mais adequada quanto maior for o controle social e o engajamento de todos os segmentos da população paraense.

Neste sentido, nos termos regimentais, REQUEIRO a realização de Sessão Especial a fim de debater a importância estratégica da Uepa para o desenvolvimento técnico-científico, econômico e social do Pará.
REQUEIRO ainda que para a referida sessão possam ser convidadas as seguintes instituições: Governo do Pará, Reitoria e Pró-reitorias da Uepa e todos os 40 membros do Conselho Universitário (CONSUN), estudantes e corpo técnico-administrativo através de suas entidades representativas, além do Ministério Público do Estado do Pará (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA).

Palácio Cabanagem, 18 de fevereiro de 2014.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL