edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Waldemar Henrique: Homenagem ao Maestro relegada ao desprezo

“É uma tristeza imensa ver a nossa homenagem ao Maestro Waldemar Henrique, um ícone da música popular erudita brasileira, transformada em verdadeiro lixão a céu aberto. Inaceitável que um espaço dessa importância tenha sido relegado a esse grau de desprezo e abandono”, lamentou o deputado Edmilson Rodrigues ao lembrar o transcurso de inauguração da Praça e do monumento, dedicados a vida e obra do genial artista paraense Maestro Waldemar Henrique, que foi inaugurada no dia 17 de janeiro de 1999 pela Prefeitura de Belém, na gestão do então prefeito Edmilson Rodrigues para comemorar o aniversário de 383 anos da capital paraense.

Foto: Irene Almeida (DOL)

Um espaço cultural e turístico localizado no centro histórico da cidade, concebido no universo musical do artista, como o palco que representa um piano e o parque infantil que representa um violão. No passeio, as pedras portuguesas formam as notas musicais da composição “O Canto do Uirapuru”. Em um painel em concreto instalou-se a homenagem direta ao maestro, através da fixação da efígie de Waldemar Henrique. Sobre esta base, erguem-se as esculturas dos Encantados, como a Matinta-Perera, o Boto, a Iara, o Caboclo Falador, o Uirapuru, o Boi, entre outros, que lembram os personagens das lendas amazônicas cantadas em suas obras. O regionalismo é ainda representado na concha acústica que remete a uma cuia de tacacá.

Por anos, o espaço de visitação turística, passeio familiar e entretenimento, abrigou eventos como as famosas exibições folclóricas e concursos das quadrilhas juninas, a Feira de artesanatos no período do Círio de Nazaré, shows de artistas da terra entre outras atividades. Infelizmente, o espaço perdeu seu brilho em meio as pichações e ao lixo que se espalharam por todos os cantos do logradouro. Além da deterioração pela falta de manutenção.

É triste, infelizmente, mas esta é a realidade da Praça Waldemar Henrique e de muitas outras em Belém.

*com informações adicionais do site www.monumentosdebelem.ufpa.br