edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson propõe sessão em Altamira

Marinor Brito e o Deputado Edmilson Rodrigues em solidariedade aos povos do Xingu. Altamira/PA, por ocasião do Seminário Mundial contra Belo Monte. (Foto: Arquivo Xingu Vivo)
Marinor Brito e o Deputado Edmilson Rodrigues em solidariedade aos povos do Xingu. Altamira/PA,
por ocasião do Seminário Mundial contra Belo Monte. (Foto: Arquivo Xingu Vivo)

Altamira, o município que está no epicentro da crise social que afeta a região do Xingu devido à implantação da Hidrelétrica de Belo Monte, poderá ser palco de uma sessão especial itinerante da Assembleia Legislativa do Pará. O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) nesta quarta-feira, 6, na Alepa, após ele ter conferido o clima de tensão em visita ao local, no último dia 17.

Edmilson e o deputado Edilson Moura (PT) integraram a comissão parlamentar externa que visitou Altamira, onde conversaram com os operários da construtora Norte Energia, que estiveram presos após a manifestação por melhores condições de trabalho, assim como os representantes de movimentos sociais e do Judiciário e o bispo Dom Erwin Kräutler. “Eles (depoentes) revelaram o acirrado clima de tensão devido aos impactos ambientais que afetarão indígenas e também à atração de muitos imigrantes, que já provocam o caos na saúde e na educação, o desemprego e a violência”, destacou o psolista, na tribuna. A tensão se agrava com a instalação do projeto da Belo Sun, que vai explorar ouro em Belo Monte.

O pedido de sessão itinerante será votado pelos deputados, em regime de urgência. O objetivo é reunir os setores envolvidos na crise do Xingu para buscar soluções conjuntas. “Será uma tentativa de diminuir os conflitos”, argumentou Edmilson. “A proposta desta Casa é de aproximar o Poder Legislativo do povo paraense.”