edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Uepa tem novos horários e mais profissionais para teleatendimento médico

O serviço de atendimento médico por telefone, ofertado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), passa a contar com novos horários e mais médicos, para atender pessoas com suspeitas de infecção pelo novo Coronavírus. A mudança no esquema do serviço se deu em razão da alta procura.

A professora Vera Palácios, coordenadora da ação e diretora do CCBS, reforça que o serviço consiste em dar orientações e aconselhamentos de atenção primária, sem prescrição de receitas. O objetivo é evitar idas desnecessárias às unidades de saúde. Em casos graves, o paciente deve se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais.

A ação é uma iniciativa do CCBS, com apoio da Gestão Superior da Instituição. Uma verdadeira rede de colaboração foi formada por diversos setores e servidores da Universidade. O trabalho voluntário, solidário e humanista é feito por médicos da Uepa, sejam eles docentes, aposentados, residentes ou ex-docentes e até mesmo, ex-alunos. Além disso, a ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), que emprestou aparelhos celulares, e de empresas privadas, que doaram telefones utilizados durante o atendimento.

A utilização deste modelo de teleatendimento médico é estimulada pela Portaria Nº 467, do Ministério da Saúde, que regulamenta atendimentos médicos à distância, porém a liberação da telemedicina será válida apenas durante a pandemia do coronavírus.

Confira os novos horários e telefones disponíveis para a semana de 18 a 24 de maio

Com informações de Ize Sena, UEPA